MEU CINEMA, NOSSO TERRITÓRIO é uma residência em criação audiovisual voltada, principalmente, para profissionais e estudantes de cinema da região norte e noroeste de Minas Gerais. Reflete sobre a possibilidade de provocar desvios, no sentido de criar um deslocamento dos estigmas hegemônicos e padronizantes do cinema clássico/comercial para um outro colaborativo, inclusivo e crítico, proporcionando trocas de experiências, estabelecendo interlocuções e criações coletivas entre os residentes.
Sua 2ª edição teve duração de 3 meses, com um total de 15 encontros online, e trouxe como tema principal os Direitos Humanos. O resultado da formação gerou 14 curtíssimos de 1 minuto que fazem parte da Mostra Meu Cinema, Nosso Território. O projeto tem patrocínio do BDMG Cultural e conta com preciosas parcerias, como a do Cinebaru - Mostra Sagarana de Cinema, dos coletivos Cine Barranco e Cine Canoas, além do Instituto Rosa e Sertão.
Assim, Meu Cinema, Nosso Território pretende se consolidar em um movimento de expansão da compreensão do setor audiovisual, entendendo o cinema como fruição, território, diversidade, potência coletiva, de experimentação, reafirmando a sua função social e estimulando a produção criativa de novos realizadores audiovisuais.
Residentes
Clique nos retratos para conhecer melhor cada residente
Convidados
Clique nos retratos para conhecer melhor cada convidado
Equipe
Clique nos retratos para conhecer melhor cada membro