PUBLICAÇÕES

AGOSTO 2024

Artigo enviado e apresentado no 20º ENECULT – Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura – entre os dias 19 e 24 de agosto de 2024 em Salvador – BA.

Este artigo parte do entendimento do fazer cinema como fruição expandida para relações sociais, comunitárias e territoriais. Desde a perspectiva da capacidade inventiva de atuar e abordar territórios poéticos, trazemos uma reflexão sobre esse fazer artístico a partir da experiência in loco do projeto “Meu Cinema, Nosso Território”. Desenvolvido desde 2021 na região norte e noroeste de Minas Gerais, na margem esquerda do Rio São Francisco, provoca deslocamentos de criadores e realizadores audiovisuais dos estados de GO, BA, MG e do DF para a vila de Sagarana, distrito de Arinos, promove residências artísticas que lançam modos de se colocar na relação com o Cinema a partir dos atravessamentos afetivos de um território periférico que afirma sua potência de vida frente ao discurso monocultural, também presente nas Artes.


Assim, apoia-se na ideia de deslocamento como eixo de encontro, seja na perspectiva,
nos suportes e, também, geograficamente. Deixar-se atravessar e ser atravessado por esse território e pensar a produção audiovisual que dele surge de forma crítica e geradora de conhecimento. Tecemos diálogos por meio do ‘cinema invisível’ (Ongaro) e do corpo como território de experiências e produção de saberes (Rolnik; Miranda).

http://www.cult.ufba.br/enecult

BAIXE O ARTIGO AQUI

MARÇO 2025

Caderno 24 Flacso Brasil – tema Cinemas, Educação e Diversidades. Nele está publicado o nosso artigo “CINEMA IN[CORPO]RADO AO TERRITÓRIO: TECITURA EXPANDIDA COM O SERTÃO DOS GERAIS”.

O texto reflete sobre a experiência do Meu Cinema, Nosso Território ao longo dos últimos anos e pode ser encontrado nas páginas 123 a 147. Agradecemos imensamente o convite de Juliana Lopes @lopesju e Edileuza Penha @edileuzapenhadesouza para compor essa publicação ao lado de trabalhos tão bacanas e inspiradores.

A quem interessar, o caderno, assim como as edições anteriores, está disponível no site da Flacso Brasil – https://biblioteca.flacso.org.br/

LEIA O ARTIGO AQUI