Mostra online de filmes de curtíssima-metragem acontece entre os dias 19 e 25 de maio
Composta por 14 filmes de diretores oriundos de Chapada Gaúcha, Montes Claros, Januária, Mariana e Belo Horizonte, em Minas Gerais, e Gama, Alto Paraíso e Águas Lindas de Goiás, a Mostra convida a um mergulho em um cinema possível através de um olhar curioso e crítico sobre o território.
Partindo da Declaração de Direitos Humanos, proclamada pela Organização das Nações Unidas em 1948, os filmes trazem questionamentos sobre como, mais de setenta anos depois de sua publicação, esses direitos estão sendo exercidos nos territórios onde cada diretor(a) está inserido(a). No conjunto, apresenta-se um recorte sensível sobre os direitos básicos à existência e à vida, uma percepção, pelo cotidiano, de como esses direitos ditos universais acabam sendo de certa maneira excludentes, a depender dos contextos de cada território.
Outra perspectiva bastante presente nos filmes é a liberdade de expressão e pensamento, o direito de ser e o direito de sonhar. Como os sonhos, em todas as suas instâncias, abrem-se possibilidades de criar desvios dos atuais padrões comerciais e estéticos rumo a produções possíveis, vislumbrando narrativas locais, com olhares mais afetuosos, empáticos e generosos com o território e suas gentes.
Residência artística em audiovisual
A mostra é resultado da segunda edição da residência artística em audiovisual Meu cinema, Nosso território, que trouxe para a região norte e noroeste de Minas Gerais, durante os meses de março e abril, uma vivência imersiva online e gratuita. Com o objetivo de aprofundar o olhar para os Direitos Humanos, os participantes receberam a missão de produzir um curta-metragem de 1 minuto a partir de suas perspectivas do fazer cinema e de seus territórios.
A primeira edição aconteceu em 2021 em parceria com o CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema e produziu o curta-metragem Deriva, co-dirigido por 5 diretores da região.
Essa ação é patrocinada pelo BDMG Cultural – Instituto Cultural Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais e conta com a parceria do CineBaru – Mostra Sagarana de Cinema, Cine Barranco, Cine Canoas e Instituto Rosa e Sertão.
MOSTRA MEU CINEMA, NOSSO TERRITÓRIO
De 19 a 25 de maio de 2022
Online pelo meucinemanossoterritorio.com.br
Informações:
Tel: (61) 98100-8725 – Isabella Atayde
Tel: (11) 97973-0127 – Simone Veloso
E-mail: meucinemanossoterritorio@gmail.com